O Grupo de Folclore da Ponta do Sol
O Grupo de Folclore da Ponta do Sol nasceu em 1981 e tem um trabalho notável na recolha, preservação e divulgação dos usos e costumes da Madeira, em particular do Concelho da Ponta do Sol.
Foi fundado a 2 de Agosto de 1981 o Grupo de Folclore de Ponta do Sol, com o objectivo de recolher, preservar e divulgar, os usos, costumes e tradições da Região Autónoma da Madeira, em particular do Concelho de Ponta do Sol.
Ao logo da sua existência (36 anos), este grupo tem funcionado como uma autêntica Escola de Folclore e de Vida, onde se promove a formação contínua, teórica e prática das crianças, adolescentes, jovens e adultos.
É membro efectivo da Federação de Folclore Português, desde 1990, sendo o primeiro grupo madeirense federado.
No ano de 2006, foi homenageado com o Galardão da Cultura, pelo Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, pelos serviços prestados em prol da Cultura.
Para além de ter percorrido toda a Ilha da Madeira em eventos diversos, tem participado também em Festivais de Folclore em todo o País e no Estrangeiro, nomeadamente no Brasil, Alemanha, Espanha e França.
Tem 2 CDs gravados, 4 DVDs “Costumes e Tradições da Ponta do Sol”, “Tradição do Espírito Santo na Madeira”, “Exposições etnográficas ao Vivo” e “Viagem ao longo dos Séculos”.
Em 2001 organizou, em colaboração com a Federação do Folclore Português, a VIII Exposição Nacional de Trajes ao Vivo, na Ponta do Sol e Funchal.
Organizou 2 congressos de Folclore na Madeira, com a colaboração da Federação do Folclore Português e do Governo Regional.
Por ocasião das Festas do Concelho de Ponta do Sol, organiza desde há 25 anos, o Festival Nacional e Internacional de Folclore, com transmissão para RTP Madeira e Internacional, onde estão presentes grupos que pelo seu trabalho dignificam o Folclore Regional, Nacional e Internacional.
Saber mais